Coordenador(a): Prof. Ma. Luciana Ramos de Souza
f296.dsg@fatec.sp.gov.br
O que o aluno estuda?
O aluno do CST em Design Gráfico aprenderá a projetar a programação visual em meios físicos e digitais, estudando a concepção artística de produtos audiovisuais, em publicidade, design editorial, internet, videogames, cinema, propaganda e moda. As disciplinas do curso, distribuída por eixos formativos, abordam: estética e história da arte; desenho artístico e técnico; ilustração; diagramação e editoração gráfica; fotografia; laboratório de imagem digital; representação 3d; animação gráfica; design multimidia; identidade visual e gestão estratégica de marca; design de interface; design de embalagens; design de superfícies têxteis; empreendedorismo criativo; e design de varejo digital.
O que o profissional faz?
O Tecnólogo em Design Gráfico pode atuar junto dos times de conteúdo e marketing na evolução da arquitetura e gerenciamento de marcas e campanhas promocionais, na gestão e atualização de mídias sociais e websites, no projeto de interfaces que garantam a satisfação de interação com a empresa, plataformas ou marcas.
Atuará no desenvolvimento de embalagens para os mais diversos tipos de produto, identificando alternativas e soluções de layout, de acordo com as exigências da empresa ou clientes em atendimento as legislações e normas de rotulagens.
O designer gráfico pode ainda, realizar projeto instrucional, projetando experiências de aprendizagens, exercícios e materiais didáticos colaborando nos processos de ensino e aperfeiçoando a experiência de aprendizagem por parte de alunos e usuários.
Na área de moda o designer gráfico poderá atuar como ilustrador e nos projetos de estamparia têxtil, com a criação de imagens bidimensionais para serem utilizadas nas mais variadas superfícies.
Onde trabalhar?
O profissional designer gráfico é fundamental em atividades que envolvam a realização de projetos de design nos âmbitos: das agências de comunicação; departamentos de marketing; empresas de publicidade; empresas de tecnologia; editoras; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); escritórios e estúdios de design; gráficas e bureaux de impressão; portais de informação; produtoras de conteúdos digitais; emissoras de televisão; produtoras audiovisuais e empresas cinematográficas; organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; e em instituições de ensino.